Causador
A raiva é causada por um lyssavírus, que é excretado na saliva e ataca o sistema nervoso.
Informação sobre infecção

Sem tratamento adequado, a raiva é fatal para quase toda pessoa que é infectada por ela. A maioria dos animais têm uma taxa de mortalidade semelhante, mas alguns, especialmente os morcegos, podem tolerar a infecção e sobreviver.
O vírus tipicamente é transmitido às pessoas através da mordida de um animal infectado. O vírus viaja da saliva do animal através dos nervos da pessoa para o cérebro, onde pode causar inflamação, inchaço e eventualmente morte. O vírus progride através dos nervos e se estabelece nas glândulas salivares, onde pode ser passado adiante por uma mordida. Houve casos raros de transmissão pessoa a pessoa através de transplantes de córnea (a córnea tem muitos nervos).
Os sintomas iniciais da raiva, como dor de cabeça, febre e mal-estar não são específicos da doença, portanto, contate o seu médico imediatamente se você os sentir depois de ser mordido por um animal. A medida que a doença progride, os sintomas podem incluir insônia, ansiedade, confusão, alucinações, paralisia, salivação excessiva e dificuldade para engolir (hidrofobia). Se você for mordido por um animal raivoso, uma série de vacinações devem ser iniciadas. As vacinações são efetivas apenas se dadas antes dos sintomas se desenvolverem, geralmente de três a quatro semanas após a mordida.